A corrida pela Prefeitura de São João da Serra já começou. Candidatos com os seus nomes à disposição para representar a cidade nos próximos quatros anos.
Entre eles, Aécio Almeida (MDB), oposição ao governo e, João Francisco Gomes da Rocha (PSD), o atual prefeito da cidade. Os candidatos contém propostas que prometem transformar a cidade nos próximos anos.
(Veja as propostas dos candidatos abaixo)
Sao João da Serra é uma cidade localizada a mais ou menos 120 km de Teresina. A cidade conta com apenas 6 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Atualmente o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade é de apenas 0,555 o que é considerado baixo.
Nós últimos anos, a cidade acabou sofrendo com problemas de infraestrutura urbana e polêmicas na gestão de transporte escolar.
AÉCIO ALMEIDA (MDB):
Aécio Almeida tem como candidata a vice-prefeita Celma Dantas (PT) , com a coligação: São João da Serra merece o novo. Um crítico da atual administração da cidade, promete uma gestão com um governo de participação popular, sustentabilidade, respeito aos direitos humanos, melhoria da qualidade dos serviços públicos e geração de trabalho.
Conheça algumas propostas do seu plano de governo:
Educação
O candidato destacou que um dos seus principais objetivos é oferecer uma educação de qualidade para a cidade. De acordo com o candidato, isso será feito implantando ações e serviços promovendo avanços educacionais para o município. Também é destacado a necessidade de ampliar a escola em tempo integral em 50%. E, Garantir o pagamento da sobra do FUNDEB aos profissionais da educação.
Saúde
No plano de governo do candidato é posto a necessidade da aquisição de aparelho de ultrassom, bem como contratação de pessoa capacitada para operá-lo. Ele também destaca uma implantação de consultórios odontológicos na zona rural. Além da ampliação da Farmácia básica do município e Criar o Projeto “Saúde na Localidade”. No projeto também destaca-se o deslocando as equipes da atenção básica para atendimento na zona rural.
Infraestrutura
Pavimentar as vias públicas que ainda não pavimentadas e/ou asfaltadas na sede municipal; Substituir toda a iluminação pública por lâmpada de LED; Implantar o programa “Melhor Acesso”: manutenção de pontes, mata-burros e estradas rurais. Realizar a manutenção do asfalto nas vias públicas;
Joãozinho Manu (PSD)
João Francisco (Joãozinho Manu) tem como Vice-Prefeito Francisco Alves Lima (Chico Tomaz) (PSD), atual prefeito da cidade tenta a sua reeleição e ir para seu quarto mandato na cidade. com a coligação denominada “Tem História, tem Trabalho – São João da Serra não Pode Parar”. Com um governo que pretende realizar um modelo de gestão participativa, contando com a colaboração da população, tendo como base o diálogo.
O candidato sofre atualmente com polêmicas em seu mandado. Algumas, ligadas principalmente a supostos desvios no uso de transporte escolar e no uso indevido de empresas para o transporte de alunos. O Diário tentou entrar em contato com o candidato, mas não obteve resposta.
Conheça algumas propostas do seu plano de governo:
Educação
No plano de governo do candidato, ampliar o acesso à Educação Infantil de modo que 50% das crianças com faixa etária de 1 a 3 anos de idade: Cumprir o Plano de Cargos, Carreira e Salários dos Profissionais da Educação, assegurando o pagamento do piso salarial nacional para o magistério, a promoção por habilitação profissional e mérito.
Saúde
Garantir e melhorar as condições de trabalho, viabilizando a aquisição de equipamentos para os profissionais de saúde do município; Adquirir uma Unidade Móvel Odontológica (UOM) para atendimento na zona rural e PSE (Programa Saúde na Escola); Promover melhoria das estruturas físicas e dos equipamentos das unidades de saúde.
Infraestrutura
Pavimentar as vias públicas que ainda não pavimentadas e/ou asfaltadas na sede municipal; Substituir toda a iluminação pública por lâmpada de LED; Implantar o programa “Melhor Acesso”: manutenção de pontes, mata-burros e estradas rurais. Realizar a manutenção do asfalto nas vias públicas;
LEIA TAMBÉM: Apagão deixa vários bairros de Teresina sem energia e afeta rede de internet, celulares e semáforos