Um aluno do 2º ano do Ensino Médio na Unidade Escolar Cirila Maria de Jesus conseguiu uma menção honrosa no Torneio de Matemática das Escolas Estaduais (TME²), organizado pela Secretaria de Educação do Estado do Piauí (SEDUC). A escola fica localizada no município de São Francisco de Assis do Piauí, cerca de 500 km da capital Teresina.
O jovem Elias Francisco, de 17 anos, mora na comunidade conhecida como Alagadiço, na zona rural do município.
Os moradores da localidade, incluindo Elias, sofrem com a carência de energia elétrica e dependem somente de uma pequena instalação de energia solar. Ironicamente, a população vive a poucos metros do maior complexo eólico da América do Sul.
Todos os dias, Elias percorre, cerca de 30 km para chegar até a sua escola, que fica na sede do município.
Ele afirma que Matemática é difícil e que precisou de muito estudo pra obter a menção.
“Eu não esperava que eu fosse conseguir uma menção honrosa, mas graças a Deus eu consegui. Foi meio difícil, a Matemática é difícil, mas eu gosto mais de Matemática do que Português. A gente tirando sempre as dúvidas com os professores, estudando… graças a Deus eu consegui”, ele diz.
O Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí é um projeto criado pela SEDUC cujo objetivo é incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos e contribuir para um melhor desempenho dos estudantes na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
Elias afirma ter feito a OBMEP, mas que não passou por conta de um empate nas notas que excluiu sua escola da competição.
Apesar dos obstáculos, Elias diz que não desiste tão cedo.
“Tenho um sonho conseguir alguma coisa pra o futuro, tenho vontade de me formar em matemática…e se um dia que eu conseguir me formar, tenho vontade de continuar na apicultura e agricultura”, finalizou esperançoso.
Os resultados foram divulgados pelo Instagram do colégio onde estuda o jovem.
Além dele, um outro aluno conseguiu menção honrosa e dois outros estudantes obtiveram a premiação de medalha de bronze.
“Esse resultado é fruto de um trabalho feito focado em resultado da nossa coordenação pedagógica junto aos professores”, divulgou a Unidade Escolar.
LEIA TAMBÉM: Suspeita de exploração sexual de menores disputa cargo de vereadora no Piauí