As eleições municipais estão marcadas em todo país para o dia 6 de outubro deste ano. Na cidade de Santa Cruz dos Milagres, a disputa conta com a participação de Edilberto Rodrigues e Tomé Portela, ambos com suas candidaturas já registradas.
(Veja as propostas abaixo)
O município de Santa Cruz dos Milagres, com uma população de apenas cerca de três mil e setecentas pessoas, está situado a cerca de 180 KM de Teresina e é um importante destino para o turismo religioso do estado, atraindo centenas de fiéis todos os anos.
Seu indicador de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,558, que é considerado baixo.
Vamos conhecer um pouco mais sobre a candidatura de cada um:
EDILBERTO RODRIGUES
Edilberto Mendes Rodrigues tem 58 anos e é o candidato do Partido Progressistas (PP) para a prefeitura de Santa Cruz dos Milagres. Já foi candidato a vice nas eleições de 2004 e, nesta eleição, conta com o apoio do atual prefeito Wilney Rodrigues (PP). Seu companheiro de chapa é Neto Minervino (PP).
Edilberto homologou oficialmente sua candidatura no dia 5 de agosto em um ato ao lado de apoiadores.
Em seu plano de governo, Edilberto promete uma “administração dedicada e competente” e “com a participação dos cidadãos”.
EDUCAÇÃO:
O plano de governo do candidato do PP promete implementar cursos preparatórios em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Universidade Federal do Piauí (UFPI) para jovens de baixa renda. Além disso, sua campanha planeja, se eleito, a construção de uma biblioteca no Central de Educação Municipal.
SAÚDE:
Na área da saúde, Edilberto e seu grupo político tem como plataforma de campanha criar o “Programa Sorria”, com atendimentos em centros especiais de odontologia que terão equipamentos de qualidade, além de oferecer ampliação de de procedimentos como cirurgias.
INFRAESTRUTURA:
O plano oficial de governo de Edilberto trata como “primordial” o desenvolvimento da infraestrutura do município. Entre os compromissos está o de firmar convênios com órgãos responsáveis, garantindo a ampliação e recuperação da rede de eletrificação rural e urbana. O documento ainda promete uma ampliação da oferta de serviço de iluminação pública nas zonas urbanas e rurais.
TOMÉ PORTELA
Tomé Portela tem 57 anos e é dentista. Ele é candidato a prefeitura de Santa Cruz dos Milagres pelo Partidos dos Trabalhadores (PT). Seu candidato a vice-prefeito é Luis Gomes (PSD).
Seu plano de governo se descreve como “um modelo de gestão coletiva e participativa com todas as classes sociais”.
EDUCAÇÃO:
Na área da educação, a campanha promete lançar um programa de construção de creches em tempo integral. Outro objetivo é a edificação de uma escola padrão MEC/FNDE, para atendimento em tempo integral.
SAÚDE:
Tomé tem como promessa no âmbito da saúde a promoção de campanhas itinerantes que deverão ocorrer duas vezes ao ano em todas as comunidades rurais e que levarão exames médicos, ginecológicos e tratamento dentários a populações do interior.
INFRAESTRUTURA:
Uma promessa da campanha do petista é a urbanização da orla da Avenida Capitão Carlos Gomes com bares, quiosques, academia, pier e estacionamentos. Tomé ainda promete construir um Matadouro Público fora do perímetro urbano.
LEIA TAMBÉM: Promessas: Conheça os candidatos a Prefeitura de São João da Serra -PI e suas propostas