Pablo Victor do Nascimento Pinho, foi morto a tiros na noite deste domingo (04/08), no município de Piripiri, a 157 km de Teresina. Pablo foi atacado nas proximidades do centro da cidade, na praça Nelson Carneiro.
De acordo com o Tenente Henni Silva do 12 BPM de Piripiri, a vítima já tinha passagens pela polícia na cidade de Piripiri e José de Freitas. “Eram quatro elementos armados em duas motocicletas que acabaram disparando contra ele”, disse o Tenente.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou ao local e prestou socorro à vítima, foi socorrido e levado ao Hospital Regional Chagas Rodrigues, onde foi reanimado, mas infelizmente não sobreviveu e faleceu na unidade de saúde. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Aumento de Homicídios no Piauí
Em levantamento realizado pelo o Ipea e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, por meio do Atlas da Violência. O estado do Piauí teve o maior aumento da década na taxa de homicídios por 100 mil habitantes, os dados são referentes ao período entre 2012 e 2022.
O aumento diz respeito à taxa de mortes por 100 mil habitantes. Enquanto em 2012 esse índice era de 16 mortes, em 2022 a taxa subiu para 24 registros a cada 100 mil habitantes.
Em 2023, o estado registrou a primeira redução em quatro anos, nos números absolutos de mortes. Quanto ao índice total de mortes, a taxa no estado é a menor do Nordeste, conforme o Atlas, mas o aumento significativo preocupa especialistas.