Um vídeo que mostra um grupo de pessoas revirando um caminhão de lixo em busca de comida chocou o Brasil em 2021. O episódio serviu para lembrar o país do problema da fome enfrentado há anos pela população e que só se agravou com a crise causada pela pandemia do COVID-19. No entanto, os dados e as imagens chocantes não desanimaram pessoas como a jovem teresinense Isabela Diniz. Pelo contrário. Determinada a fazer uma diferença, a jovem fundou o projeto Teresina Sem Fome, iniciativa carregada de solidariedade que vem chamando atenção em Teresina.
O Teresina Sem Fome distribui marmitas e cestas básicas em diversos pontos em Teresina e conta com um perfil na rede social Instagram com mais de setecentos seguidores. Segundo a descrição do perfil, o Teresina Sem Fome surgiu com o objetivo de minimizar a insegurança alimentar na capital piauiense por meio da distribuição de alimentos para aqueles que mais precisam.
Compartilhe esta notícia no Whatsapp
Idealizadora da iniciativa, Isabela, de 18 anos, contou ao Diário que a ideia para o projeto veio em 2021, durante uma aula de redação.
“[Foi] no meio de uma aula de redação que falava de pobreza e uma das consequências me tocou muito, que é a fome, pois é a necessidade mais básica do ser humano. Eu já tinha vontade de criar algum projeto, pensava até em algo relacionado ao meio ambiente, mas era muito difícil criar algo que gere impacto nesse quesito, então vi que era totalmente possível pensar em algo pra ajudar a combater a fome”, relatou.
Porém, segundo ela houve no início muitas dificuldades relacionadas, principalmente, à logística e ao financiamento.
“Tive que ir atrás de muitas coisas, como voluntários. Era importante que tivesse alguém que dirigisse, já que eu era menor de idade e todos os meus amigos também. Foi aí que fui atrás do meu primo e dos amigos dele. Também tive que arranjar doações pra poder pôr em prática Pesquisei sobre tamanho de marmita, o que era essencial numa marmita pra ser bem nutritiva (carboidrato, proteína, legumes), vi que era essencial também levar água e colher e preparar uma marmita que fosse possível comer com uma colher”, disse.
A comida é preparada na casa de Isabela. De lá ela sai e se posiciona em uma série de praças próximas à Igreja São Benedito e ao Teatro 4 de Setembro, no Centro da cidade. Algumas praças em que o Teresina Sem Fome costuma atuar incluem a praça João Luís Ferreira e Praça do Liceu.
“Chegando lá é tudo muito tranquilo, eles mesmo fazem fila e são super organizados. Tem vários rostos que já até reconhecemos, como o seu Cândido que é chamado de “Grilo”. Ele sempre conversa muito com a gente, faz roda de oração e pede pra tirar foto entregando a marmita pra ele, pois ele diz que assim a gente consegue mais doação ”, relatou.
A iniciativa ainda conta com o apoio de 41 voluntários organizados em um grupo de WhatsApp administrado por Isabela.
“No começo eu fui chamando amigos e quem queria participar eu colocava. Agora mais pessoas entraram.. Mas nos dias de distribuição cerca de 15-20 aparecem. Tem uns que nunca faltam, outros vão de vez em quando e tem outros que nunca foram. Mas tá tudo bem, pois um time de 15 pessoas é suficiente pro trabalho”, destacou.
Ela conta, no entanto, que o Teresina Sem Fome já passou por dificuldades por conta da falta de voluntários. Além disso, problemas financeiros também afetam a organização.
“Ano passado passamos 2 meses sem distribuir, março e abril, pois não conseguíamos reunir voluntários suficientes. Mas em maio distribuímos 2 vezes pra compensar. Às vezes nos encontramos sem dinheiro, mas uma ação reforçada no marketing já resolve bem”, informou.
Para a idealizadora do projeto, a melhor parte é o contato em si com as pessoas, o “ir lá e entregar”, nas palavras dela. Isabela dá muita atenção ao Teresina Sem Fome e o considera uma prioridade em sua vida. Contudo, para ela, não se trata só de um trabalho, mas também de uma ação humana que precisa de cuidado.
O Teresina Sem Fome está presente no Instagram pelo perfil @teresinasemfome. As doações podem ser feitas para a chave PIX 86995828448.