O vereador Adelmar Nonato da Rocha Filho, conhecido como Ademarzinho (PSD), presidente da Câmara Municipal de Bertolínia, a 400 km de Teresina, morreu na tarde desta terça-feira (13) após sofrer um choque elétrico.
De acordo com a Polícia Militar do Piauí, o Vereador foi encontrado morto por um eletricista. Ele estava do lado de um poste com uma escada e uma caixa de ferramentas.
“O vereador havia marcado com um eletricista para terminar um serviço, mas quando o trabalhador chegou lá, já encontrou o vereador caído no chão. Ele estava com ferramentas e uma escada”, informou o sargento Augusto Sousa, da Polícia Militar do Município.
O acidente aconteceu no sítio do vereador, na zona rural de Bertolínia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local, mas o vereador já estava morto.
Sofreu um choque? Saiba o que fazer
A principal medida tomada após um choque elétrico é procurar orientação médica. Só assim você vai entender a gravidade da descarga e o que ela pode ter provocado no seu corpo.
Os acidentes com o maior número de vítimas são causados pelo uso de equipamentos com o fio partido ou sem isolamento, seguidos por eletrodomésticos, extensões, benjamins, tomadas e carregadores de celular.
Evite fazer qualquer manutenção sem o suporte de um profissional.
O principal é procurar ajuda médica ou ligar para 192.
Quais as principais causas do acidente elétrico?
Instalação elétrica precária ou fora de norma;Ausência de dispositivo diferencial (DR);
Ausência de aterramento;
Fiações expostas ou mal isoladas;Equipamentos elétricos em más condições de uso ou fora de norma. Exemplos: sem o condutor de proteção (terra) e cabos com isolação comprometida ou com emendas;
Uso de equipamentos elétricos em área molhada combinado à instalação fora de norma;
Manutenção e reparos executados por não profissionais.
LEIA TAMBÉM: UFPI tem recursos bloqueados